Carregando...

IMPERMEABILIZAÇÃO

Esgotamento total do reservatório por processo de sucção com bombas submersas.

O substrato deverá apresentar-se limpo, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos, desmoldantes, etc.

Escovação vigorosa interna das paredes com escovas de aço para detectar possíveis anomalias no emboço saturado, bem como para remoção total do limo, lodo e detritos que se acumulam.

Regularização do substrato: ninhos e falhas de concretagem deverão ser tratados com aplicação de Viaplus ST. Trata-se de produto bicomponente composto por cimento Portland, agregados finos selecionados, aditivos especiais, polímeros acrílicos e fibras que, quando misturados, resultam em uma argamassa de consistência tixotrópica – quanto mais tempo, mais estabilidade – coesa, de elevado poder de adesão, baixa permeabilidade, com excelente resistência mecânica, superior às argamassas convencionais.

Reforçar cantos vivos (juntas frias) entre paredes e piso, com meia-cana, com argamassa de cimento e areia média lavada e peneirada – traço 1:3 - aditivada com emulsão adesiva Viafix (PVA) na proporção de 1:2.

Grount Tix atua como promotor de aderência da argamassa de regularização do substrato para a execução de reparos permanentes em estruturas de concreto, com alta impermeabilidade, excelentes propriedades de plasticidade, grande resistência mecânica ao desgaste e ao impacto, alcalinidade e acompanha as diferentes dilatações do material.

Previamente ao chapisco do teto, tratar ferragens expostas, com efeito estrutural, usando escovas de aço e subsequente aplicação de inibidor de ferrugem Viaplus Ferroprotec, sendo formulado para a proteção catódica galvânica de armaduras de ferro contra a corrosão pela carbonatação.

TRATAMENTO

Obedecendo as normas de engenharia, aplicação de 04 (quatro) demãos cruzadas e intervaladas de impermeabilizantes. A primeira demão denomina-se camada berço e destina-se ao estucamento e selagem dos poros do substrato por capilaridade (poros menores) e percolação (poros maiores), além de servir de apoio à impermeabilização. A primeira e a segunda demãos serão aplicadas com Viaplus 1000.

Segundo avaliação técnica in sito, a necessidade de aplicação da tela de poliéster Mantex em todas as paredes poderá ser dispensada com a aplicação do Viaplus 7000-Fibras, podendo ser aplicado á tela apenas nos cantos vivos (juntas frias) das caixas superiores. Mantex é uma tela de poliéster de alta tenacidade, com revestimento incolor, especialmente projetada para estruturação de elastômeros aplicados á frio. Caracteriza-se por ter grande durabilidade, elasticidade, baixo peso e resistência elevada à tração; alongamento à ruptura e rasgamento; apresentando alta resistência ao puncionamento, não sendo danificada facilmente, mesmo por aplicadores menos experientesÉ dimensionalmente estável, facilitando a execução do serviço.

Viaplus 1000 é semiflexível, bi-componente, à base de polímeros acrílicos emulsionados, cimentos especiais e aditivos minerais plastificantes de excelentes características impermeabilizantes, com perfeita aderência ao substrato e excepcional resistência mecânica.

Em reservatórios enterrados (cisternas), as demãos subsequentes serão com Viaplus 1000. Em reservatórios elevados (caixas superiores) com Viaplus 7000-Fibras.

Viaplus 7000-Fibras é flexível, à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos de polímeros modificados com cimentos especiais aditivados, plastificantes, com resinas termoplásticas que, em composição, resultam numa película elástica de excelentes características de resistência mecânica, características essas que podem eliminar a necessidade de tela nas paredes.

Viaplus 1000 e Viaplus 7000-Fibras são cimentícios especiais, exclusivos para impermeabilização de reservatórios de água potável para consumo humano, enterrados ou elevados; já são pré-dosados e conferem ao produto final ótima cristalização, ou seja, estanqueidade às estruturas através de reação química entre o substrato e o produto aplicado, impedindo a passagem de fluídos; resistem a altas pressões hidrostáticas, tanto negativas como positivas; não alteram a potabilidade da água, sendo atóxicos e inodoros; dispensam a aplicação de primer; atendem exigências da ABNT 11905 e possuem certificação ISO 9001.

As demãos cruzadas e intervaladas deverão respeitar o prazo estabelecido pelo fabricante para secagem e cura total das camadas. Sendo entre 4h e 8h entre as demãos e, no mínimo, 07 (sete) dias para cura total antes de poder encher o reservatório, conforme condições de temperatura ambiente, umidade relativa e ventilação. O desrespeito poderá afetar a durabilidade da impermeabilização.

PROTEÇÃO MECÂNICA

Para amortecer a impermeabilização de ações dinâmicas, sobretudo por ocasiões das limpezas, será aplicada uma camada sobrejacente de cimento e areia média lavada e peneirada. A água de amassamento dessa argamassa será aditivada com Viafix (PVA), no traço 1:2, emulsão adesiva à base de resinas especiais de alto desempenho, compatível com cimento, promotora de aderência para argamassas; com excelentes propriedades de plasticidade, resistência mecânica ao desgaste e ao impacto, além de permitir o acompanhamento das diferentes dilatações dos materiais.

ABASTECIMENTO DURANTE O SERVIÇO

Instalação de sistema de abastecimento por meio de by-pass provisóroio ou instalação de reservatório provisório, para que não falte água durante a realização do serviço.